15 dezembro 2010

Chapéu panamá:Em alta 2011



Os chapéus prometem se firmar de vez nesse verão 2011 como acessório da vez. O verão está chegando e a hora de curtirmos os dias de sol brilhando também, mas sempre nos protegendo! Na hora de se proteger e ser fashion, o chapéu panamá arrasa.
Pois é, o chapéu escolhido pelos fashionistas neste ano é mesmo o panamá
Este modelo, que é elegante e versátil ao mesmo tempo, já vem sendo usado desde o ano passado, fica bom em praticamente todos os tipos de rostos e traz um charme extra para qualquer produção. Pode usar com calças e bermudinhas de alfaiataria, saias e vestidos, na praia, festinhas e afins, sem medo de errar!
 
O modelo clássico que é o bege com fita preta é unisex, porém algumas lojas estão fazendo modelos com rendas, vazados, com flores e fitas coloridas que ficam super femininos, como este da Cantão abaixo.

O chapéu original é feito de palha da planta “Carludovica Palmata” e vem na verdade no Equador, mais especificamente em Cuenca e Montecristi. Fazê-los é uma tradição de família por lá e cada chapéu leva em média 4 meses para ficar pronto!

 
Existem diversos tipos de chapéu panamá que são classificados de acordo com seu trançado e suaqualidade, sendo que as versões Montecristi e Jipijapa são as mais populares.
A dica para usá-lo é prender o cabelo em um rabo de cavalo, trança ou coque baixo (o que funciona também para cabelos enrolados e crespos, sem medo!) e evitar usar maquiagens muito pesadas, principalmente nos olhos.

Se for tirá-lo em algum lugar fechado para não encomodar os vizinhos, procure um espelho para arrumar as madeixas e não deixá-las amassadas.

Na hora de guardar, também não amasse o chapéu e mantenha-o sempre limpo e em lugares secos e arejados para não causar mofo na palha.


Etiqueta com o chapéu:

1. Quando você estiver em restaurantes, salas e escritórios o chapéu é sempre retirado, exceto nos locais com públicos como lobbies de hotel ou shopping. Tem exceção quanto ao restaurante, caso esteja almoçando em um lugar aberto com o sol forte a cabeça, é de bom tom usá-lo;

2. Pode usar ao ar livre, nas ruas, na praia, no carro conversível;

3. E a propósito, quando retirar o chapéu da cabeça e segurá-lo na mão, à parte de dentro nunca fica à mostra, só a externa;

4. A etiqueta fala que qualquer coisa pregada na faixa do chapéu de um homem deve ser no lado esquerdo.

Dicas: 

1- Procure usar o chapéu como um ponto de contraste com as cores e texturas de sua roupa, não é legal combinar ambos.
2- As mulheres podem usá-lo com vestidos, shorts, calça skin, etc…
3- Nos pés prefira rasteiras, sapatilhas e oxfords.
4- O cabelo pode ser solto, mas também é bem legal fazer um coque baixo, um rabo de cavalo ou uma trança.
5- Você pode trocar a tira tradicional (preta ou marrom) por um lenço colorido, vai ficar a cara do Verão!


Beijos
Se solte... liberte.
Maria Thaís de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stop,e deixe o seu recadinhoooo =D